MARCA – Associação de Desenvolvimento Local

A MARCA – Associação de Desenvolvimento Local é uma associação sem fins lucrativos, sediada em Montemor-o-Novo. Tem como objetivo promover o desenvolvimento qualificado deste concelho, intervindo em particular na esfera social e cultural, na preservação ambiental e melhoria do património natural e humano, bem como no empreendedorismo e apoio à criação de negócios e serviços de qualidade.

A preocupação pelo ambiente e pelo património estão na base de criação da associação, que atualmente tem o estatuto legal de utilidade pública e de equiparada a ONGA.

No âmbito do seu pilar ambiental a MARCA é detentora do Centro de Conservação dos Ecossistemas Mediterrânicos (CCEM), um projeto que pretende promover a preservação, conhecimento e divulgação da importância dos ecossistemas mediterrâneos. Este centro estrutura-se em torno de um viveiro de espécies nativas multifuncional e tem como principais atividades a conservação, propagação de espécies da flora e restauro dos habitats naturais, educação, aconselhamento técnico a clientes compradores de plantas e serviços associados e programas de educação ambiental e voluntariado. A intervenção decorrente deste projeto tem como objetivos aumentar o conhecimento sobre práticas sustentáveis de gestão ambiental, com impacto na conservação dos ecossistemas mediterrânicos, para quadros técnicos, decisores, proprietários e educadores, promover a ligação com a natureza do público em geral, promover o bem-estar das comunidades e fomentar comportamentos e atitudes para a conservação e exploração sustentável da flora e ecossistemas mediterrânicos.

Sendo nesta altura já exíguas as instalações do viveiro estão a empreender um processo de mudança para um novo local, um terreno de 1 hectare cedido pelo Município de Montemor-o-Novo por 20 anos, com abastecimento de água da Barragem dos Minutos, dado que o local onde o CCEM estava instalado até então tinha muitas restrições de água e espaço.

A Fundação Manuel António da Mota apoiou financeiramente a instituição na sua mudança de instalações, o que irá envolver um conjunto de investimentos por forma a conferir ao novo local as necessárias condições de funcionamento.