Associação Terra Maronesa – Comunidade Prática para o Desenvolvimento Sustentável

A Associação “Terra Maronesa” é uma comunidade prática que pretende, a partir de uma abordagem holística e sistémica, valorizar o território habitat da raça bovina autóctone “Maronesa” e um vasto património alimentar nas suas diferentes vertentes económica, cultural, social, ambiental e turística. 

Procurando soluções de vanguarda no plano tecnológico a Associação pretende introduzir em Portugal o sistema de origem norueguesa, “Geofence” (cercas virtuais ou virtual fencings).

São correntemente utilizados vários sistemas de contenção animal em pastoreio, como sejam as cercas de rede vaqueira, as cercas eletrificadas (pastor elétrico) ou as sebes seminaturais. As cercas virtuais (virtual fencing) são uma inovação tecnológica recente, ainda não implementada em Portugal. Como se depreende do nome, dispensam a construção de estruturas físicas de contenção (ex. redes e postes).

A Fundação Manuel António da Mota, correspondendo ao pedido que lhe foi dirigido pela associação, cofinanciou este projeto.

» saiba mais sobre o trabalho desta Associação AQUI