Porto de Futuro

Em Abril de 2007, a Mota-Engil, em conjunto com outras empresas de referência da área metropolitana do Porto, assinou um protocolo que serve de suporte a este projeto e de que são igualmente subscritores a Câmara Municipal do Porto, a Direção Regional de Educação do Norte e o Agrupamento Vertical de Escolas Manoel de Oliveira, instituição parceira da Mota-Engil.
A parceria visa a conjugação de esforços e interesses comuns do sistema educativo e da comunidade empresarial através da adoção, pelas escolas, de boas práticas do modelo de gestão do meio empresarial.

No âmbito deste projeto, entretanto assumido pela Fundação, destacam-se em 2012 as seguintes atividades desenvolvidas com o Agrupamento Vertical de Escolas Manoel de Oliveira no Porto:
»Programas da Aprender a Empreender – Junior Achievement: “A Família”, “A Comunidade” , “Economia para o Sucesso” e “É o meu negócio”.
A Aprender a Empreender – Junior Achievement Portugal é uma organização na área da educação para o empreendedorismo cuja missão é inspirar e preparar os jovens dos 6 aos 25 anos para terem sucesso no mundo da economia global.

Os programas da Aprender a Empreender são implementados nas escolas, durante o período letivo, por voluntários das empresas com o apoio dos professores. O voluntário transmite aos alunos a sua experiência de vida profissional e pessoal através de um método próprio.
O objetivo é o de consciencializar os jovens para a importância de “Aprender a Empreender”, uma atitude enriquecedora a perseguir permanentemente ao longo da vida, abordando dimensões/áreas como a cidadania, consciência ativa, ética, literacia financeira e desenvolvimento da vida profissional.

Em 2012, à semelhança de anos anteriores, a Fundação tem contribuído regularmente para a implementação destes programas através da participação de voluntários do Grupo Mota-Engil.

» O Braço Direito”
Trata-se de uma iniciativa em que os alunos acompanham um profissional durante um dia no seu ambiente de trabalho. Ao longo deste dia, um profissional partilha experiências e conhecimentos com um aluno que o acompanha, permitindo-lhe o contacto e participação nas atividades quotidianas daquele voluntário.
Através desta experiência os jovens descobrem as exigências e oportunidades ligadas a uma área profissional específica.
A Mota-Engil participou nesta iniciativa tendo contado com profissionais da sua estrutura organizativa no acompanhamento dos jovens.

»Consultoria de Gestão
No âmbito do Protocolo de cooperação celebrado entre a Câmara Municipal do Porto e a Escola de Gestão do Porto – UPBS, e fruto de uma reflexão conjunta acerca do estado de desenvolvimento do Programa Porto de Futuro e das suas margens de progressão, foi desenvolvido um programa de consultoria de gestão para a comunidade Porto de Futuro.
Sob a coordenação científica da EGP-UPBS, este programa consistiu na realização de 17 “encontros” semanais nos quais participaram as 17 parcerias.
Para cada encontro foi identificado um tema que foi apresentado por um colaborador das empresas parceiras, numa perspetiva prática e testemunhal, com  o  propósito  de  facilitar  a transferência de boas práticas do mundo empresarial para as escolas, tendo contado ainda com a participação ativa de um dirigente das escolas parceiras, responsável pela apresentação de um caso concreto para análise e discussão.

A Mota-Engil apresentou, em dois anos consecutivos, os temas “Como organizar um Projeto” e “Reuniões eficientes, pessoas eficientes”, tendo para tal contado com a participação voluntária de um colaborador da Mota-Engil Engenharia e Construção.

»Prémios de Mérito Escolar
Desde o início da parceria que vêm sendo atribuídos prémios aos melhores alunos do Agrupamento que integram o seu Quadro de Excelência e de Honra.
Os prémios são habitualmente entregues na Festa de Natal do Agrupamento, premiando cada um dos alunos com um cheque-prenda alusivo ao seu desempenho escolar no ano letivo anterior.

Alunos Premiados/Apoiados: 430 | Valor concedido até abr.2020: 14.566€
Alunos Premiados/Apoiados: 430 | Valor concedido até abr.2020: 14.566€