Fundação para o Desenvolvimento Social – Música para todos

A Fundação Porto Social foi instituída em 1995 por iniciativa da Câmara Municipal do Porto com o objetivo de corporizar projetos de âmbito social no concelho do Porto, tendo como missão promover a inclusão e a coesão social na cidade do Porto.

A Fundação Porto Social promove desde 2010 o Projeto “Música para Todos”, projeto de ensino articulado da música, para alunos do Ensino Básico com os Agrupamentos de Escolas do Cerco do Porto e do Viso, envolvendo 79 crianças e jovens, desenvolvido em parceria com a Escola de Música “Curso de Música Silva Monteiro”.

O projeto tem como objetivos facilitar o acesso à aprendizagem da música a um grupo de crianças e jovens com parcos recursos financeiros, proporcionar a sua participação num projeto comum, continuado, que contribua para a sua formação pessoal como cidadãos e para a sua integração na comunidade e sociedade, ajudando ainda a elevar o seu nível de autoestima e motivação, promovendo o sucesso educativo e combatendo o abandono escolar. O sucesso alcançado permitiu já constituir a Orquestra Juvenil da Bonjóia, tendo vindo a expandir-se o número de jovens participantes.

A Fundação associou-se a este projeto sendo um dos seus patrocinadores a partir do ano letivo 2012/2013.