Associação Heartseed

A associação HeratSeed foi criada em 2020 por um conjunto de jovens voluntárias de origem portuguesa. Esta associação atua na Ilha de Moçambique com a ideia, de acordo com as suas fundadoras, “de “plantar” mais amor nas crianças de famílias desfavorecidas e nas suas comunidades”.

O seu primeiro projeto é o Centro dos Meninos da Ilha de Moçambique, configurado como um espaço seguro onde as crianças podem ser crianças livres de qualquer julgamento, aprender a exprimirem-se de uma forma saudável, e descobrirem as suas valências através dos mais variados ateliers e atividades de que dispõem, tais como; artes, música, cozinha, meditação, aprendizagem e empreendedorismo, assim como uma pequena horta biológica.

Têm ainda as demonstrações de alguns ofícios a fim de apresentarem às crianças as mais variadas opções profissionais existentes na Ilha, e também a vertente da educação ambiental.

Para além das obras de melhoramento que pretendem executar na zona da carpintaria da Fortaleza de São Sebastião, espaço cedido para execução do projeto,  a associação tem um curso, como forma de financiar a sua atividade de apoio às crianças nas diversas vertentes, iniciativas de apadrinhamento que permitam suportar os custos com a alimentação, material escolar e produtos de higiene que disponibiliza diariamente às crianças que acompanha.

Reconhecendo a seriedade da iniciativa, e, bem assim, as enormes carências que se fazem sentir em Moçambique, a Fundação efetuou um donativo a favor da associação, tendo em vista o apadrinhamento de um conjunto de crianças que se encontram a ser apoiadas.