Fundação acolheu evento “Emprego em Portugal – Diagnóstico e recomendações de política pública e estratégias empresariais”
A Fundação Manuel António da Mota acolheu, no passado dia 26 de maio, um evento promovido pelo CoLABOR – Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social com o intuito de apresentar os principais resultados do relatório realizado em parceria com os seus Associados SONAE, MOTA-ENGIL, DST GROUP e CONFMINHO.
A abertura do evento esteve a cargo de Rui Pedroto, em representação da Fundação Manuel António da Mota e de Manuel Carvalho Silva, diretor do CoLABOR.
Seguiu-se um debate moderado por Paulo Pedroso, investigador e membro da Direção do Colabor, e que contou com as participações de João Cerejeira, Economista e Professor da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Inês Cardoso, Jornalista e Diretora-Editorial do Jornal de Notícias e Pedro Brinca, Economista e Professor da Nova SBE.
Os tópicos abordados pelos intervenientes incluíram, entre outros, as dificuldades de crescimento da força de trabalho, os desajustamentos no emprego, os desafios na contratação e retenção de trabalhadores, a evolução da relação entre produtividade e salários, bem como a integração da população imigrante no mercado de trabalho.
Esta iniciativa teve como objetivo contribuir para a identificação de soluções com impacto benéfico no tecido económico e social, tendo em vista a mitigação dos desequilíbrios entre a oferta e a procura de trabalho.
O encerramento coube a Adriano Moreira , Secretário de Estado Adjunto e do Trabalho, e Rute Guerra, Diretora executiva do CoLABOR.
»Fonte imagem: CoLABOR