Sport Clube Lenine Cunha

Lenine Cunha, hoje com 33 anos de idade, nasceu uma criança saudável, contudo, quando aos 4 anos de idade teve um ataque súbito de meningite que lhe provocou graves sequelas, perdeu a memória, a fala, parte da audição e visão e deixou de caminhar.

Apesar disso, prosseguiu os estudos, mas foi na prática desportiva, concretamente no atletismo, que viria a notabilizar-se.

Começou a praticar desporto aos 6 anos de idade, competindo profissionalmente no atletismo adaptado (deficiência intelectual).

É o atleta mais medalhado do mundo (177 medalhas até hoje), tendo conquistado a medalha de bronze no salto em comprimento nos Jogos Paralímpicos Londres 2012, para além de inúmeros títulos nacionais e internacionais. Está já apurado para o Rio 2016 prosseguindo um intenso programa de preparação e de participação em provas nacionais e internacionais.

Através do Clube que ostenta o seu nome e ajudou a fundar, a Fundação apoiou a preparação olímpica de Lenine Cunha, atleta que muito tem prestigiado o atletismo nacional e as cores de Portugal