Soroptimist Internacional Clube do Porto Invicta

O Soroptimist Internacional Clube do Porto Invicta integra-se na Federação Europeia do Soroptimist Internacional, uma organização não governamental que agrega mulheres profissionais das mais variadas origens, sendo a maior e mais antiga organização mundial feminina de clubes de intervenção social, que inclui as questões dos direitos humanos e do estatuto da mulher nas suas áreas de intervenção.

Desde a sua constituição, em abril de 1994, o Clube do Porto Invicta focou o seu trabalho no combate à violência contra as mulheres, em particular a que ocorre no seio da família, a violência doméstica.

As medidas legislativas existentes que constituem a moldura de combate à Violência Doméstica em Portugal e o apoio às suas vítimas, preveem a existência de uma Rede de Casas Abrigo, à semelhança do modelo de apoio existente noutros países.

Assim, em Fevereiro de 2004, o Clube Soroptimist Internacional Porto Invicta, criou uma casa abrigo vocacionada para o acolhimento temporário de mulheres e crianças vítimas de violência doméstica.

Pela casa denominada “Porto d’Abrigo”, passaram já mais de 200 pessoas.

Em 2012 ocorreu um incêndio na casa que destruiu o seu terceiro piso e danificou os pisos inferiores.

A Soroptimist Clube Porto Invicta uniu esforços para proceder à recuperação do espaço com a maior brevidade, o que permitiu, em poucos meses, o restabelecimento das suas condições normais de funcionamento, não tendo sido todavia possível realizar todas as obras necessárias.

A Fundação, agindo em auxílio da instituição, concedeu um donativo destinado a permitir a conclusão das obras.