O Fio de Ariana

O Fio de Ariana é uma cooperativa sediada na cidade do Porto e constituída em 1983, criada com o objetivo de atender bebés, crianças e jovens com dificuldades de desenvolvimento e integração, bem como as suas famílias, privilegiando a proximidade e relação com os contextos de vida significativos.

O conjunto das suas atividades inclui atualmente serviços terapêuticos ao nível da integração sensorial, intervenção precoce, psicodrama psicanalítico, psicologia, psicomotricidade, terapia da fala, terapia ocupacional, pedopsiquiatria, nutrição, consulta parental, mediação familiar e de conflitos, medicina tradicional chinesa, terapia de casal e terapia familiar.

Paralelamente e a pensar nos jovens e adultos com deficiência e/ou incapacidade intelectual ou adaptativa de todas as idades e respetivas famílias, a instituição desenvolve desde 2010 o projeto “Grupos de Vida Social Apoiada (GVSA)”. O projeto partiu da constituição de “grupos de amigos”, a partir da experiência dos técnicos e das necessidades identificadas pelas famílias, sendo compostos por pessoas com e sem deficiência/incapacidade. Formam-se assim grupos heterogéneos que se apresentam como uma resposta diferenciadora ao nível da integração social, relacionamento interpessoal e construção/manutenção de redes de suporte. Pretende-se assim desenvolver relações de amizade, promover o desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais e organizar atividades ao longo do ano para fomentar o seu interesse e autonomia na ocupação dos tempos livres. As atividades são realizadas em contexto real e na comunidade, sendo decididas, planeadas e refletidas em conjunto com o objetivo de promover competências de planeamento, tomada de decisão, espírito crítico e reflexão.

Para além de ter recebido uma menção honrosa na edição de 2021 do Prémio Manuel António da Mota, a Fundação apoiou esta iniciativa em 2022 e 2023 tendo em vista proporcionar a frequência destes grupos a jovens e respetivas famílias sem capacidade económica para o fazerem.