Associação Portuguesa Contra a Leucemia

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) criada em 2002 tem por objetivos contribuir para aumentar a eficácia do tratamento das leucemias e outras neoplasias hematológicas afins, apoiar os doentes e as suas famílias e promover o progresso do conhecimento científico sobre a natureza, evolução, prevenção e tratamento destas doenças.

Fá-lo através de iniciativas que contribuam para melhorar os cuidados de saúde nesta área e que proporcionem apoios a todos os que se vêm afetados, direta ou indiretamente, por estas doenças.

Entre as suas iniciativas mais marcantes conta-se a ajuda na constituição em Portugal, em colaboração com o Centro Nacional dos Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (CEDACE), de um Registo Nacional dos Dadores Benévolos de Medula Óssea, pressuposto fundamental no combate às doenças leucémicas.

Em 2011 a APCL realizou no Pavilhão Atlântico em Lisboa o seu V Concerto bianual de angariação de fundos, tendo a Fundação patrocinado esta iniciativa. Em maio de 2023, num projeto distinguido numa das edições do Prémio Manuel António da Mota, foi inaugurada em Lisboa a Casa “Porto Seguro”, destinada a acolher pessoas com doenças do foro hematooncológico que se vêm obrigados a deixar as suas casas para terem acesso a transplantes de medula óssea ou outros tratamentos no IPO de Lisboa.
A Casa dispõe de 8 quartos com casa de banho, uma cozinha, sala de estar e jantar e um jardim com deck e relvado que são espaços para utilização comum.

A APCL assegura os custos de manutenção da Casa, ficando a cargo dos doentes apenas as despesas com a alimentação. A Fundação associou-se aos esforços de manutenção da Casa patrocinando o seu funcionamento.