Associação dos Pescadores Aposentados de Matosinhos [APAM]

A história da Associação dos Pescadores Aposentados de Matosinhos tem início em 1929 com a organização de uma Comissão Organizadora para a formação da Casa dos Pescadores constituída por Armadores, Mestres e Pescadores que doavam uma percentagem dos seus proveitos para a compra de um imóvel para a futura construção da Casa dos Pescadores.

Transcorridas mais de seis décadas, foi constituída em 1992 a Associação dos Pescadores Aposentados de Matosinhos, com estatuto de IPSS.

Em 2002 foram inauguradas as novas instalações da Associação que dispõe actualmente de 4 valências: Centro de Dia para 40 Utentes, Centro de Convívio para 40 Utentes, Apoio Domiciliário para 15 Utentes e Lar para 56 Utentes.

Uma das aspirações dos utentes do Lar consiste na realização de uma viagem ao Santuário de Fátima.

Não dispondo a instituição dos meios financeiros para assegurar a deslocação, a Fundação subvencionou a concretização dessa aspiração.

Em 2020 e no âmbito da crise epidémica provocada pela Covid-19, a Fundação apoiou a Associação no reforço das suas disponibilidades financeiras para aquisição de equipamentos de proteção individual destinados aos seus trabalhadores e beneficiários.