Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve [APATRIS]

A APATRIS – Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve, é uma IPSS criada em 2000 por um grupo de pais e profissionais de educação, com o objectivo de dar resposta à ausência de informação e apoio às famílias com indivíduos portadores de Trissomia 21 no Algarve.

Os objectivos desta Associação baseiam-se na integração global dos portadores de Trissomia 21, perspectivando a sua educação e formação profissional, tendo como finalidade última a sua realização pessoal, autonomia e integração na sociedade.

Detém um conjunto de serviços e desenvolve vários projetos, entre os quais o projeto “Moviment.ar.te”, destinado a jovens e adultos com e sem deficiência, assente numa metodologia de intervenção psicomotora, baseada nas terapias expressivas, nomeadamente a dança, a música e o movimento. O principal objetivo desta iniciativa é promover novas capacidades e competências numa perspetiva motora, intelectual, cognitiva, emocional, social e interpessoal.

A Fundação, em linha com os vários apoios dados na área da deficiência, apoiou mais este projeto, consolidando a sua presença em todo o território nacional.