Ad Gentes – Associação Leigos Missionários da Consolata

A associação foi fundada em 2008, tendo a sua sede no Cacém, concelho de Sintra. Teve origem em 1991 quando um grupo de jovens começou a frequentar a Quinta do Castelo (Cacém) atraídos pelo carisma dos Missionários e Missionárias da Consolata. Desde então para cá e com o estatuto de ONGD, têm enviado voluntários a países em vias de desenvolvimento e de promoção de projetos em diversas áreas.

O “Zambujal 360” é um dos seus projetos mais recentes, pretendendo ser o primeiro bairro social do mundo embaixador dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assentando nos eixos do comércio local – criação de uma rede interna de comerciantes, divulgação da sua atividade e promoção de um negócio sustentável, educação pela saúde – combate às repercussões físicas, mentais e emocionais da pandemia através da atividade física como promotora do bem-estar e educação pela arte – criação de uma galeria de arte urbana sobre os 17 ODS atuando como agente de mudança social, promovendo a Sustentabilidade, reforçando o sentimento de pertença local e quebrando barreiras e estereótipos externos.

Este projeto é desenvolvido em parceria com o CAZAmbujal – Associação Recreativa, associação fundada em 2012 que tem como foco principal o envolvimento e a valorização da diversidade cultural existentes no Bairro do Zambujal através de atividades que promove em parceria com outras associações existentes no bairro.

O projeto tem como visão holística a transformação do bairro através da criação de valor na formação de jovens, no estabelecimento de uma rede de comerciantes, na requalificação de espaços urbanos, assim como na promoção artística, social e cultural.
Cada ODS terá uma entidade madrinha/financiadora que ficará associada a atividades de cidadania global como visitas guiadas pela galeria de arte urbana ODS, formação para escolas e empresas, implementação de modelos de negócio sustentáveis e educação para o desenvolvimento. O “Zambujal 360” localiza-se no bairro do Zambujal, freguesia de Alfragide, concelho da Amadora, distrito de Lisboa.

A Fundação, acompanhada pelo seu mecenas Mota-Engil, apadrinhou financeiramente o ODS9 (Indústria, Inovação e Infraestruturas).

Os três eixos do projeto anteriormente descritos unem-se através de um percurso formativo criado a partir da ciclovia já existente no Bairro que atravessa as principais zonas de comércio local e percorrerá uma Galeria de Arte Urbana no bairro com 17 empenas, cada uma representando um ODS, e cujo trabalho plástico ficará a cargo de um artista convidado.