RURAL MOVE vence 16ª edição do prémio Manuel António da Mota

RURAL MOVE vence 16ª edição do prémio Manuel António da Mota

A cerimónia de entrega do Prémio Manuel António da Mota decorreu na tarde do dia 23 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega.

Na sua 16ª edição e sob o lema “Sempre solidários”, este Prémio distinguiu as instituições que se notabilizaram na luta contra a pobreza e exclusão social, acolhimento e integração de migrantes e refugiados, valorização do interior e coesão territorial, saúde, educação, emprego, apoio à família, inovação e empreendedorismo social, inclusão e transição digital e tecnológica e transição climática.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da Presidente do Conselho de Administração da Fundação Manuel António da Mota, Maria Manuela Mota, do Presidente do Conselho de Administração da Mota-Engil SGPS, Carlos Mota Santos, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, entre centenas de convidados e, teve como orador convidado Óscar Afonso, Diretor e Professor Catedrático da Faculdade de Economia do Porto.

Na sua intervenção, o Presidente da República anunciou que iria atribuir a título póstumo a condecoração de Mérito Social a Manuel António da Mota, fundador do grupo Mota-Engil, pela sua vertente solidária e filantrópica que levou a criar a Fundação Manuel António da Mota.

A par da vencedora Rural Move – Associação para a Promoção do Investimento nos Territórios de Baixa Densidade, foram ainda distinguidas nove instituições nacionais, cabendo o 2º e 3º lugares, respetivamente, à Cáritas da Ilha Terceira e à MADI – Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual de Vila do Conde.

As sete menções honrosas foram atribuídas às instituições:
ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal
Brigada do Mar
CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente
CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo
Centro Assistencial Cultural e Formativo do Fundão
Centro Paroquial e Social de Lanheses
Fundação Rui Osório de Castro

» Créditos imagem – ©Mariana Themudo/JFF