Fundação promoveu webinar “Oportunidades e desafios da sustentabilidade na construção segundo o sistema LiderA”

Fundação promoveu webinar “Oportunidades e desafios da sustentabilidade na construção segundo o sistema LiderA”

No passado dia 1 de junho decorreu o webinar “Oportunidades e desafios da sustentabilidade na construção segundo o sistema LiderA”, inserido no ciclo de webinars “Conscious Talks” promovido pela Fundação Manuel António da Mota e que teve como orador convidado o Professor Doutor Manuel Duarte Pinheiro, Professor no Departamento Civil, Arquitetura e Ambiente do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

A sessão arrancou com o Professor a introduzir a temática dos ambientes construídos como contribuidores estruturais para o desenvolvimento, mas igualmente desafiadores, referindo a pressão para a redução do uso dos recursos.

Colocando o enfoque na temática das alterações climáticas, foram abordados instrumentos em fase de decisão como a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), a Avaliaçãode Impacte Ambiental (AIA) e a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), fundamentais para garantir a boa estratégia, design e desempenho do serviço, sendo incontornável a transição para a sustentabilidade.

Foi apresentada a definição de “Construção Sustentável” como a “criação, reabilitação e gestão responsável de um ambiente construído saudável, baseado na eficiência de recursos e princípios ecológicos, contribuindo para o equilíbrio social e económico” bem como os sistemas voluntários de avaliação da sustentabilidade do edificado em diferentes países.

Seguiu-se a apresentação do Sistema LiderA como um sistema que contribui para a procura eficiente de sustentabilidade nos ambientes construídos, já tendo sofrido atualizações desde a sua génese, com uma primeira versão centrada nos aspetos mais ecológicos e uma mais recente com um alargamento para aspetos ambientais e socioeconómicos.

O Sistema LiderA introduz uma abordagem integrada que nos permite ter a visão global e focar no desempenho ajustado.

» Fonte imagem: FMAM/SM