Uma Segunda Oportunidade

Em Portugal é ainda muito elevado o número de jovens que abandonam precocemente o sistema educativo. Muitos desses jovens não trabalham, não estudam, nem se encontram a frequentar qualquer ação de formação. Através dos apoios aos projetos “Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos” e “Arco Maior”, na área metropolitana do Porto, a Fundação apoia a inclusão social e profissional dos jovens, em âmbito de ensino não formal e que envolve duas componentes fundamentais: a prevenção do abandono escolar precoce e a compensação para os jovens em abandono.

O projeto desenvolve-se no interior da rede local de parceria e dentro da comunidade, envolvendo jovens em abandono precoce da educação formação, jovens NEET (não integrados em educação, formação ou emprego), com baixas qualificações escolares, inferiores ao 12º ano de escolaridade.

Cria condições para processos de desenvolvimento pessoal e de construção individual, intervindo nas várias áreas relevantes da vida destes jovens – a integração familiar, a saúde, a sustentação económica, o alojamento, os consumos de drogas, os problemas de justiça, o emprego, a formação.