Associação Humanitária DOMUS

Associação Humanitária Domus – Dignificar a Habitação/The Fuller Center for Housing Portugal sucedeu em 2021 à Associação Habitat for Humanity Portugal, fundada em maio de 1996, e filial da Habitat for Humanity International.

A Domus, assim abreviada, é uma ONG que tem como princípio fundamental congregar esforços e promover iniciativas no âmbito da solidariedade social, visando especialmente contribuir para eliminar a degradação habitacional e apoiar famílias carenciadas na obtenção de habitações adequadas e condignas, através da sua construção ou recuperação.

A Domus recorre a voluntários para a execução das obras, maioritariamente oriundos do estrangeiro, além de trabalhadores especializados sempre que necessário, recebendo ainda contributos em espécie de doadores e mecenas.

As famílias beneficiárias, além de participarem na construção, responsabilizam-se pelo pagamento dos trabalhos, através de prestações mensais sem juros durante um período alargado de amortização da dívida junto da Domus.

A Fundação, através de um protocolo celebrado com esta instituição, procura associar-se ao seu trabalho, tendo em vista viabilizar a construção ou recuperação de habitações para famílias carenciadas, em especial no concelho de Amarante, território a que a Mota-Engil se encontra ligada por fortes laços simbólicos e institucionais.

 mobilização de voluntários do Grupo Mota-Engil para participar nos trabalhos de reconstrução e a oferta de materiais de construção, contam-se entre as modalidades de apoio.

No âmbito deste protocolo, a Fundação ajudou já a reabilitar dezenas de habitações.

Paralelamente e indo ao encontro do reforço da intervenção da Domus em Portugal, a Fundação apoiou em 2017 a aquisição de um imóvel na cidade de Braga onde serão alojados os voluntários estrangeiros que escolhem Portugal para desenvolverem a sua missão, e que servirá também de espaço sede e armazém de materiais da instituição.

De igual modo e já em 2021 a Fundação associou-se à Domus enquanto investidora social de um projeto de construção de um conjunto habitacional em Tadim, concelho de Braga, para famílias migrantes e refugiadas.

Este projeto foi desenvolvido no âmbito de uma parceria para o impacto, linha de financiamento no âmbito da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, financiada pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Habitações reabilitadas: 28 | Valor concedido até jun.2022: 350.922€
Habitações reabilitadas: 28 | Valor concedido até jun.2022: 350.922€
Associação Humanitária DOMUS