GAVI – The Vaccine Alliance

O GAVI – The Vaccine Alliance é uma parceria público-privada que promove a vacinação de cerca de metade das crianças do mundo contra algumas das doenças com maior índice de mortalidade à escala global.

Desde a sua criação no ano 2000 o GAVI já ajudou a imunizar mais de 822 milhões de crianças, prevenindo mais de 14 milhões de mortes e diminuindo para cerca de metade a mortalidade infantil em 73 países com baixos índices de desenvolvimento.

A instituição desempenha ainda um papel fundamental no melhoramento global da segurança sanitária, apoiando os sistemas de saúde e financiando a aquisição de stocks de vacinas contra doenças como o ébola, cólera, meningite e febre amarela.

Perante a eclosão do surto pandémico provocado pela Covid-19, o GAVI coordena o desenvolvimento e implementação da iniciativa COVAX AMC, o instrumento financeiro que suporta a participação de 92 países com baixos índices de desenvolvimento no acesso às vacinas contra a Covid-19, de forma a promover o acesso às vacinas em condições de igualdade para todos, independentemente da sua capacidade económica.

A Fundação, com o apoio do seu mecenas Mota-Engil, efetuou em 2021 um importante contributo financeiro a favor do GAVI – The Vaccine Alliance, especialmente dirigido a apoiar a sua iniciativa COVAX AMC.

Imagem: fonte – gavi.org.medialibrary