Cantinho do Estudo

Tendo subjacente o problema do insucesso escolar, e a convicção de que “todas as crianças deverão ter acesso a uma educação Inclusiva, de qualidade e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, surgiu o Cantinho do Estudo.

O Cantinho do Estudo é um projeto de inovação social que foi financiado pela iniciativa “Portugal Inovação Social” no âmbito de uma “Parceria para o Impacto” e teve como investidores sociais a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e Câmara Municipal de Amarante, sendo a Fundação Manuel António da Mota responsável pela sua execução. Neste formato, o Cantinho do Estudo decorreu entre 2018 e 2021.

Tendo sido considerado um projeto com resultados de impacto muito positivos, seguiu o seu caminho natural de sustentabilidade e encontra-se agora em execução no concelho de Amarante com o apoio da Câmara Municipal de Amarante e de investidores locais (Calçada Wines, Emerge, Largo do Paço, AMC, 2SPS, Momel, Monverde e RBT construções) que acreditam e valorizam na importância do Cantinho do Estudo (tirar vírgula) no combate ao abandono e insucesso escolar.

O Cantinho do Estudo pretende contrariar os fatores do contexto inerentes ao insucesso escolar, através de uma intervenção inovadora e de uma abordagem holística e sistémica. A ação centra-se nos elementos socioeconómicos que se entendem como fundamentais para o sucesso escolar da criança: escola, relações familiares e espaço físico de estudo.

A solução assenta principalmente:
• No desenvolvimento de competências socioemocionais, neuropsicológicas e cognitivas nas crianças;
• Na promoção de laços afetivos seguros entre pais e filhos, desenvolvendo competências ao nível da comunicação e da gestão emocional, parentalidade positiva e harmonia familiar (utilizando sempre que possível as potencialidades que já existentes), respondendo a dificuldades de caráter específico entre pais e filhos, sensibilizando as famílias para a importância e valorização da escola;
• E na criação de condições de espaço de estudo adequadas, agradáveis, motivantes e propícias ao estudo, nas habitações dos alunos;

É intenção do Cantinho do Estudo continuar a reforçar as suas metodologias e promover a sua expansão para outros territórios prioritários, candidatando-se novamente às linhas de financiamento públicas disponíveis.

Porque acreditamos firmemente nestas duas premissas “A principal fonte de desenvolvimento económico e social é o Conhecimento” e “nenhuma criança deve ser deixada para trás” perseguimos, lutando e fazendo frente às adversidades que por vezes se atravessam no nosso caminho, acreditando que podemos sempre fazer mais e melhor!

» mantenha-se a par do nosso trabalho também nas redes socias: INSTAGRAM e FACEBOOK 

» veja o vídeo AQUI

Cantinho do Estudo