Cantinho do Estudo

Financiado pela “Portugal Inovação Social” no âmbito de uma “Parceria para o Impacto”, o “Cantinho do Estudo” tem como investidora social a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, sendo a Fundação responsável pela sua execução.

Pretende implementar um programa inovador integrado de desenvolvimento de competências de estudo especializado e específico para cada criança, focando as potencialidades de cada uma. 

Numa lógica holística e sistémica do desenvolvimento, este projeto pretende intervir nos vários contextos que se entendem ser fundamentais para o sucesso escolar: escola, família e criança.
O projeto conta com uma equipa multidisciplinar constituída por 5 técnicos das áreas da psicologia, educação social e ação social, que tem a responsabilidade de efetuar a avaliação psicológica e cognitiva da criança, identificando potencialidades e vulnerabilidades da mesma e da sua família no processo de aprendizagem.

Compete igualmente a avaliação do contexto físico do domicílio da família, identificando qual a intervenção necessária, de modo a criar um ambiente acolhedor e prazeroso, que permita as melhores condições de um estudo que se pretende autónomo e motivador através de pequenas obras de decoração e conforto no quarto das crianças.