Cantinho do Estudo

Financiado pela “Portugal Inovação Social” no âmbito de uma “Parceria para o Impacto”, o “Cantinho do Estudo” teve como investidora social a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, sendo a Fundação responsável pela sua execução, num projeto que decorreu entre 2018 e 2021.

Pretendeu implementar um programa inovador integrado de desenvolvimento de competências de estudo especializado e específico para cada criança, focando as potencialidades de cada uma.

Numa lógica holística e sistémica do desenvolvimento, este projeto pretendeu intervir nos vários contextos que se entendem ser fundamentais para o sucesso escolar: escola, família e criança.

O projeto contou com uma equipa multidisciplinar constituída por 5 técnicos das áreas da psicologia, educação social e ação social, que teve a responsabilidade de efetuar a avaliação psicológica e cognitiva da criança, identificando potencialidades e vulnerabilidades da mesma e da sua família no processo de aprendizagem.

Competiu-lhe igualmente a avaliação do contexto físico do domicílio da família, identificando qual a intervenção necessária, de modo a criar um ambiente acolhedor e prazeroso, que permitisse as melhores condições de um estudo que se pretende autónomo e motivador através de pequenas obras de decoração e conforto no quarto das crianças.

Em 2022 e tendo por base o “Cantinho do Estudo” na sua versão original, o mesmo viria a ser replicado no concelho de Amarante e na sua versão digital, novamente no concelho de Vila Nova de Gaia e na Chamusca.

» veja o vídeo AQUI

Cantinho do Estudo