Cantinho do Estudo
Tendo subjacente o problema do insucesso escolar, e a convicção de que “todas as crianças deverão ter acesso a uma educação Inclusiva, de qualidade e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, surgiu o Cantinho do Estudo.
O Cantinho do Estudo (CE) pretende contrariar os fatores do contexto inerentes ao insucesso escolar, através de uma intervenção inovadora e de uma abordagem holística e sistémica. A ação centra-se nos elementos socioeconómicos que se entendem como fundamentais para o sucesso escolar da criança: escola, relações familiares e espaço físico de estudo.
O CE é um projeto de inovação social que foi financiado pela iniciativa “Portugal Inovação Social” no âmbito de uma “Parceria para o Impacto” e teve como investidores sociais a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e Câmara Municipal de Amarante, sendo a Fundação Manuel António da Mota responsável pela sua execução. Neste formato, o Cantinho do Estudo decorreu entre 2018 e 2021.
Tendo sido considerado um projeto com resultados de impacto muito positivos, seguiu o seu caminho natural de sustentabilidade e até 2024, encontrou-se em execução no concelho de Amarante com o apoio da Câmara Municipal de Amarante e de investidores locais (Calçada Wines, Emerge, Largo do Paço, AMC, 2SPS, Momel, Monverde e RBT construções) que acreditam e valorizam na importância do Cantinho do Estudo no combate ao abandono e insucesso escolar.
Em 2024-2025, e com melhorias realizadas no âmbito das dinâmicas com as famílias dos alunos sinalizados, surgiu a possibilidade do projeto se candidatar novamente ao financiamento da UE (Programa Regional Norte – Parcerias para a inovação Social) e com apoio dos respetivos Municípios, marcar a sua presença nos seguintes territórios: Amarante, Vila Nova de Gaia e Vila Pouca de Aguiar.
A solução assenta principalmente:
• No desenvolvimento de competências socioemocionais, neuropsicológicas e cognitivas nas crianças;
• Na promoção de laços afetivos seguros entre pais e filhos, desenvolvendo competências ao nível da comunicação e da gestão emocional, parentalidade positiva e harmonia familiar (utilizando sempre que possível as potencialidades que já existentes), respondendo a dificuldades de caráter específico entre pais e filhos, sensibilizando as famílias para a importância e valorização da escola;
• E na criação de condições de espaço de estudo adequadas, agradáveis, motivantes e propícias ao estudo, nas habitações dos alunos;
De 2018 a julho de 2025:
• 90% dos alunos integrados transitaram de ano letivo;
• 73% dos alunos integrados subiram os seus níveis negativos;
• 30% de alunos integrados subiram de nível negativo para positivo a português;
• 32% de alunos integrados subiram de nível negativo para positivo a matemática;
• 442 Alunos e famílias acompanhados;
• Interagimos com 246 diretores de turma e professores titulares;
• Estivemos presentes em 64 Escolas;
• Construímos 358 Espaços de Estudo nas habitações dos alunos;
• 99% de satisfação das famílias com a intervenção realizada;
• 100% de satisfação dos alunos com a sua participação no projeto;
• 95% de satisfação dos docentes com a participação dos seus alunos no projeto.
Porque acreditamos firmemente nestas duas premissas “A principal fonte de desenvolvimento económico e social é o Conhecimento” e “nenhuma criança deve ser deixada para trás” perseguimos, lutando e fazendo frente às adversidades que por vezes se atravessam no nosso caminho, acreditando que podemos sempre fazer mais e melhor!
» mantenha-se a par do nosso trabalho também nas redes socias: INSTAGRAM e FACEBOOK
» veja o vídeo AQUI
