Assistência dos Tuberculosos do Norte de Portugal (ATNP)

O Hospital Magalhães de Lemos (Porto) é uma unidade do SNS que presta cuidados de saúde a pessoas com doença do foro psiquiátrico. Através da sua Unidade de Psiquiatria Forense desenvolveu a partir de janeiro de 2021, em colaboração com a Associação dos Tuberculosos do Norte de Portugal, um projeto de Upcycling Inclusivo.

O upcycling é uma prática de reciclagem de materiais/resíduos que, uma vez transformados, dão origem a objetos artísticos comercializáveis. O projeto abrange 40 indivíduos do sexo masculino, com patologia psiquiátrica e situação prévia de reclusão em estabelecimento prisional, com necessidade premente de intervenção de cariz reabilitativo, com ênfase na aquisição de competências sociais, laborais e/ou educacionais, que permitam a reaquisição de autonomia na vida diária destes indivíduos, que deverão ser reinseridos na comunidade, enquanto cidadãos de pleno direito.

Com recurso a uma técnica especializada são desenvolvidas oficinas de upcycling durante 40 semanas, à razão de 3 horas por semana. A partir destas oficinas, os indivíduos beneficiam de oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais e de empregabilidade, inerentes a um plano de intervenção psicossocial.

Pretende-se também que os produtos criados possam ser vendidos à comunidade, promovendo assim a diminuição do estigma na doença mental e o reconhecimento do trabalho e comprometimento das beneficiários nesta iniciativa.

A Fundação apoia financeiramente esta iniciativa.