EDIÇÃO EM CURSO

O PAES – Programa de Apoio à Economia Social é um instrumento financeiro dotado de um orçamento anual específico, destinado a apoiar instituições da economia social e outras sem fins lucrativos

PAES

Preâmbulo

REGULAMENTO
PAES – PROGRAMA DE APOIO À ECONOMIA SOCIAL

A Fundação Manuel António da Mota foi criada em homenagem a Manuel António da Mota e é um importante instrumento da estratégia e política de responsabilidade social do Grupo Mota-Engil, mecenas da Fundação.

A missão da Fundação Manuel António da Mota consiste em agir em favor do desenvolvimento integrado das comunidades onde o Grupo Mota-Engil exerce a sua atividade, em Portugal e no estrangeiro.

No cumprimento dos seus fins estatutários a Fundação tem como principais objetivos estratégicos o desenvolvimento social, a educação e a cultura, instituindo ainda anualmente o “Prémio Manuel António da Mota”.

A Fundação centra a sua atenção nas grandes questões com que se debatem as sociedades contemporâneas, privilegiando o investimento social estratégico na comunidade e a ação em favor dos grupos sociais vulneráveis e mais desfavorecidos.

Através dos projetos e apoios nas áreas da solidariedade social, deficiência, saúde, habitação, desporto, crianças e jovens e idosos, entre outras, a Fundação visa assim contribuir para o fortalecimento e a sustentabilidade do setor da economia social apoiando iniciativas e projetos de reconhecida relevância e impacto sociais.

A Fundação confere ainda particular ênfase ao trabalho em rede e às parcerias com outras instituições. Esta abordagem metodológica afigura-se crucial para dar uma resposta mais eficiente aos problemas, através da articulação e concertação de esforços numa lógica de complementaridade e estrategicamente orientada para intervir em áreas onde o setor público ou privado apresentam maiores dificuldades de cobertura.

Por seu turno, a ausência de regulamentação prévia impede as instituições de conhecerem de forma previsível, clara e transparente, quer o formalismo e a natureza dos apoios a que podem candidatar-se, quer os critérios e o tempo de avaliação a que os mesmos serão sujeitos.

Face aos motivos expostos a Fundação Manuel António da Mota institui o PAES – Programa de Apoio à Economia Social.