Fundação apoia primeiras Jornadas Imersivas para a Sustentabilidade da iLocal

Fundação apoia primeiras Jornadas Imersivas para a Sustentabilidade da iLocal

A Inteligência Local – Associação para a Regeneração, Desenvolvimento, e Governança das Economias Locais tem como principal objetivo, numa rede colaborativa, interativa e participativa e num envolvimento de aproximação com as organizações públicas, privadas e comunidade local, criar e implementar uma macroestratégia de desenvolvimento humano, com maior incidência numa primeira fase, na aldeia de Vilares da Vilariça e Colmeais (concelho de Alfândega da Fé).

Buscam dar resposta a perguntas como sejam as oportunidades que se podem desenhar num quadro global em que cada vez é mais glocal, numa economia onde fatores como o ambiente, a sustentabilidade, e o digital são fundamentais para a progressão de uma sociedade mais justa, equilibrada e acima de tudo, feliz.

Integrada nas atividades do projeto “RegenEra Aldeia 2030 – Smart Village”, a associação realizou de 28 de outubro a 1 de novembro de 2022 as “1as Jornadas Imersivas para a Sustentabilidade”.

As jornadas tiveram como objetivo desenvolver modelos experimentais que tragam possíveis respostas e soluções para uma maior sustentabilidade do planeta, surgindo assim como um convite à exploração de novos conhecimentos e uma oportunidade de, num primeiro momento, integrá-los no território.

As Jornadas consistem num campo experimental único sobre sustentabilidade onde foi possível aprender e conviver intensamente, em conjunto, através de Laboratórios & Workshops sobre água, energia, alimentação, bioconstrução, economia circular e alimentação, de Open Talks, e de experiências gastronómicas.

A Fundação Manuel António da Mota apoiou financeiramente esta iniciativa.