Fundação apoia Exposição “A Arte Quebra o Que a Mente Cala”

No dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, foi inaugurada no Museu Nacional Soares dos Reis a exposição “A Arte Quebra o Que a Mente Cala”, com obras criadas por utentes do Serviço de Reabilitação Psicossocial (SRP/HML) do Hospital Magalhães Lemos integrado na Unidade Local de Saúde de Santo António (Porto).
A exposição, que ficará patente até 14 de dezembro, é constituída por trabalhos de artistas autodidatas que, através das suas vivências e dos ateliers do SRP/HML, encontraram na arte uma forma de dar voz às emoções e experiências que muitas vezes ficam por dizer.
Este exposição está integrada no programa “Arte e Saúde” que resulta de uma parceria entre o Museu Nacional Soares dos Reis e a Unidade Local de Saúde de Santo António, com o apoio financeiro da Fundação Manuel António da Mota e a colaboração institucional do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do MNSR.
Este programa, distinguido em 2024 pela Associação Portuguesa de Museologia com o Prémio Parceria, tem como destinatários a comunidade de utentes, acompanhantes, cuidadores e profissionais de saúde das várias unidades de saúde que integram a ULSSA – Unidade Local de Saúde de Santo António (Porto).
»Fonte imagem: MMP | MNSR ©Rui Pinheiro