Porto Amigo – Mais uma casa reabilitada
O programa “Porto Amigo” resulta de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal do Porto e a Fundação Manuel António da Mota, congregando ainda duas instituições do setor da economia social – G.A.S. Porto e Just a Change -, esta última o mais recente membro da parceria.
O “Porto Amigo” visa recuperar habitações de pessoas e famílias em situação de fragilidade económica, cujos membros tenham mais de 60 anos de idade ou em que se verifiquem situações de deficiência ou incapacidade.
No dia 13 de dezembro foi inaugurada mais uma obra de requalificação na freguesia de Campanhã.
A nova versão do programa – estabelecido em 2009 e que recuperou mais de uma vintena de casas – integra agora um novo parceiro – Just a Change – associação que de dedica à recuperação de habitações para pessoas e famílias carenciadas, mobilizando estudantes universitários voluntários para a realização das obras.
A renovada parceria conta ainda com o apoio da linha de financiamento “Parcerias para o Impacto” da estrutura de missão “Portugal Inovação Social” – exemplo único à escala europeia da mobilização de fundos estruturais destinados a projetos caracterizados pelo seu carácter inovador e potencial de impacto social.
Doravante, encontram-se fixadas novas e ambiciosas metas de execução do programa em articulação com a rede social do Porto, juntas de freguesia e demais entidades envolvidas na sinalização e encaminhamento de situações de carência habitacional compreendidas no âmbito do programa.
in Miguel Oliveira