Fundação visita instalações da LEQUE
“As obras no centro de noite estão prestes a iniciarem-se e numa primeira fase esperamos que pelo menos o rés do chão esteja pronto em agosto que é onde vai ficar instalado o centro de férias”, explica Celmira Macedo.
Esta associação foi crescendo através da persistência da sua presidente Celmira Macedo e de todo o apoio de voluntariado que a LEQUE conseguiu adquirir.
A LEQUE concorreu com um projeto no ano de 2011 acabando por vencer e assim conseguir as verbas desejadas para poder manter aberta a associação e expandir as valências. No dia 20 de março, Manuela Mota, Isabel Peres, Manuel Costa e Rui Pedroto estiveram, em representação do Conselho de Administração da Fundação Manuel António da Mota, nas novas instalações, o que lhes permitiu testemunhar o investimento que foi feito depois de terem atribuído os prémios a esta associação sedeada em Alfandega da Fé.
“Esta visita foi uma intenção que tivemos logo que recebemos da Fundação Manuel António da Mota e convidámos as pessoas que nos deram o prémio a visitar as instalações onde tinham apostado, porque a maioria não conhecia o projeto, conheceram apenas através de um vídeo que foi feito pela TSF, este é o momento em que eles nos visitam e vão perceber e ver pelos próprios olhos aquilo que vai acontecer.”, explica a presidente da associação.
“Vão também visitar o outro nosso espaço, as antigas instalações do centro de saúde onde vai ser transformado no espaço de noite e aproveitar para envolvê-los um pouco para quem sabe consigamos novos financiamentos e novos apoios. É a primeira vez que eles estão aqui, e o importante é a presença deles para que possamos divulgar o nosso trabalho enquanto associação pois desta forma vão poder ver “in loco” aquilo que fazemos no nosso dia a dia”, justifica Celmira Macedo.
A presidente da LEQUE explica ainda que “apostamos no centro de férias e lazer e queremos ser identificados com isso já a partir do próximo mês de agosto. Queremos que as pessoas possam confiar em nós e que tragam os filhos para férias”, conta.
Apesar do centro de noite conseguir no momento apenas albergar 10 pessoas e das obras ainda não terem iniciado, as vagas estão praticamente todas preenchidas, “é de facto gratificante, significa que estamos a fazer um bom trabalho e que as pessoas confiam em nós, e claro que sentimos orgulho por podermos ajudar quem mais precisa”, justifica Celmira Macedo dizendo ainda que será a resposta para muitos pais que neste momento estão longe dos filhos “isto é a resposta a muitos pais que tinham que ter os filhos longe de casa como por exemplo em Bragança”, conclui.
Para Rui Pedroto administrador executivo da Fundação Manuel António da Mota, a visita acontece para que possam ver mais de perto o trabalho desenvolvido não só pela instituição vencedora, mas também para assistir de perto a um excelente trabalho desenvolvido pela associação numa localidade no interior onde as necessidades de respostas sociais são mais que muitas “a associação foi a concorrente vencedora da segunda edição do prémio Manuel António da Mota que em 2011 premiou instituições que se distinguiram na área do voluntariado e entre as mais de 100 candidaturas que recebemos e das 10 finalistas a LEQUE sagrou-se vencedora com justa causa, por isso é um gosto para nós estarmos aqui hoje para podermos ter este contato mais direto com a associação e assistir às atividades que desenvolvem e posso dizer que aquilo que vimos até agora enche-nos de satisfação e a certeza que não poderia ter sido melhor entregue este prémio.
Estamos perante uma instituição de referência no concelho que dá uma resposta de grande importância a pessoas especiais, diferentes numa localidade onde existem enormes carências, a LEQUE veio dar resposta num cariz social emergente”, explica Rui Pedroto.