FMAM e HABITAT entregam Casa em Aboadela – Amarante
A Habitat Portugal, em parceria com a Fundação Manuel António da Mota (FMAM), concluiu a intervenção de mais uma habitação na localidade de Aboadela, Amarante.
A beneficiária foi a família Sampaio, constituída pelo casal Joaquim com 68 anos e Maria com 71 anos e Cristina, a filha mais nova com 27 anos. O casal tem oito filhos mas apenas Cristina vive com eles, uma vez que tem trissomia 21 e outros graves problemas de saúde, que não lhe permitem ser autónoma e independente.
A reconstrução da habitação que pertencia à mãe de Maria e era um sonho de toda a família, iniciou-se em outubro de 2013 e ficou concluída em fevereiro de 2014.
Esta realidade foi possível não só devido aos apoios e donativos, nomeadamente da Associação Empresarial de Amarante, mas também à ajuda fundamental de alguns voluntários locais que começam a ter uma maior sensibilidade para esta matéria.
Para que a vida de Cristina não ficasse alterada nem stressada, a família optou por se mudar gradualmente, contando estar a viver dentro de pouco tempo e celebrar a Páscoa já na sua nova casa.
A casa foi entregue à família Sampaio, numa cerimónia que contou com a presença de representantes da FMAM, Habitat for Humanity Portugal, da Câmara Municipal de Amarante, da Junta de Freguesia de Aboadela e ainda com representantes de instituições do sector da economia social.
No âmbito deste Protocolo, a FMAM já contribuiu para a reconstrução de nove habitações que se encontravam sem as mínimas condições de conforto, segurança e salubridade, de famílias carenciadas do concelho de Amarante.