Uniao freguesias Algés LaV e Cruz Quebrada/Dafundo
“União Solidária”, assim se denomina o projeto social desta autarquia do concelho de Oeiras, no cumprimento da sua missão de serviço social público, assente em medidas abrangentes de apoio às causas sociais e desenvolvendo projetos inovadores que respondam às necessidades da população mais desprotegida.
A “União Solidária” visa essencialmente envolver pessoas, empresas e em especial a rede social local e as instituições que a compõem, em prol dos mais desfavorecidos.
O projeto materializa-se num conjunto de intervenções, designadamente através da Loja Solidária, Banco de Alimentos, Gabinete de Emprego, Empreendedorismo e Formação Profissional, Dinâmica Sénior e Banco Local de Voluntariado.
A Fundação apoiou financeiramente este projeto autárquico em 2015, 2017 e 2019, reforçando assim o seu envolvimento de proximidade com a comunidade local, num território a que a Mota-Engil se encontra profundamente ligada.
Em 2023 a Fundação apoiou o projeto “CapacitArte”, criado pela edilidade como forma de resposta do Gabinete de Acção Social, para apoiar crianças e jovens, das famílias mais vulneráveis que são acompanhadas pelos seus serviços. Tendo em vista proporcionar-lhes uma atividade lúdico-educativa, uma nova experiência de contacto com o meio ambiente, contacto direto com animais, mostrar a origem de alguns dos produtos que consumimos diariamente, sensibilizar para a proteção da natureza, com o “batismo de equitação”, a União das Freguesias irá levar as crianças e jovens a uma visita de estudo a Aveiras de Cima – Parque Temático Rural – Tambor.