Orfeão Universitário do Porto

O Orfeão Académico do Porto foi fundado em 6 de Março de 1912, nas Comemorações do primeiro aniversário da Universidade do Porto, por um grupo de estudantes entusiastas, conscientes da necessidade de completar a ação formativa que devia ter a sua universidade.

Torna-se assim o primeiro organismo de cariz extracurricular da Universidade do Porto a reunir estudantes de todas as Faculdades.

Reorganizado em 1942, ressurge em novos moldes com o nome de Orfeão Universitário do Porto (OUP). É por esta altura, 1945, que pela primeira vez as universitárias passam a envergar o ainda atual traje académico, posteriormente adotado noutras universidades.

Em 2012, o Orfeão Universitário do Porto comemorou um século de existência, sendo constituído atualmente por cerca de 200 estudantes que trabalham ativamente nos 19 agrupamentos artísticos que integra, organizados em três grandes vertentes: Coral, Etnográfica e Académica.

Reconhecendo a importância e enorme prestígio desta instituição, a Fundação concedeu um donativo visando apoiar nas obras de remodelação da sala do OUP.