Obra de Nossa Senhora das Candeias
A Obra de Nossa Senhora das Candeias é uma IPSS com sede no Porto, estando ainda presente em Aveiro, Águeda, Braga, Pinhel e Olhão.
Fundada em 1958, tem como objetivos acolher, apoiar, educar e formar crianças e jovens de ambos os sexos em situação de perigo, de forma a possibilitar a sua integração plena na sociedade. No âmbito do apoio à família presta serviços educativos direcionados à formação e desenvolvimento das crianças e jovens.
Para além da principal atividade de Lar de Infância e Juventude, a Obra dedica-se ainda a outras Respostas Sociais da área da Infância e Juventude e do apoio familiar, designadamente através das suas Creches, Jardins de Infância e Serviços de Apoio ao Estudo.
Hoje em dia a Obra apoia mensalmente em média cerca de 650 crianças e jovens, estando presente em diversos pontos do país.
De entre as pessoas apoiadas pela Obra, de entre estas estão cerca de 30 jovens e adultos, com limitações intelectuais/doença mental, que cresceram nas casas de acolhimento da Obra, os quais não têm competências pessoais para se autonomizarem nem dispõem de retaguarda familiar capaz de os apoiar e para os quais não tem sido possível o encaminhamento para estruturas residenciais na área da deficiência, por insuficiência destas estruturas.
Tendo em vista a construção de um lar residencial para estas pessoas a Obra logrou obter diversos apoios públicos, todavia insuficientes para custear a totalidade da obra.
A Fundação Manuel António da Mota, correspondendo a uma solicitação que lhe foi dirigida pela Obra, apoiou financeiramente a construção do lar residencial para pessoas com deficiência.
»saiba + em www.onscandeias.pt
