Irmãs Hospitaleiras do sagrado Coração de Jesus – Braga
Fundada em 1901 e com sede em Lisboa esta centenária congregação e que é também uma IPSS, tem por fins a prevenção, promoção e proteção da saúde através da prestação de cuidados de medicina preventiva e curativa nas áreas da psiquiatria e saúde mental, reabilitação física e dos cuidados paliativos, podendo também dedicar-se à formação conexa com aquelas atividades ou das mesmas decorrente, dirigindo preferencialmente a sua ação às camadas da população mais desfavorecidas.
Dispõe em Portugal Continental, Madeira e Açores de 12 unidades na área da saúde mental, como é o caso da unidade de Braga.
Para além desta atividade assistencial permanente, desenvolve um projeto de apoio domiciliário a pessoas com demência e respetivos cuidadores no concelho de Braga, constituído por uma equipa multidisciplinar e com o apoio do Hospital de Braga na área da psiquiatria.
Com este projeto venceu a edição de 2023 do Prémio Manuel António da Mota. Tendo em vista assegurar a continuação deste projeto, a Fundação apoiou a instituição em 2025.
