Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto

O IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto é uma associação privada sem fins lucrativos de utilidade pública, fundada em 1989 sob a égide da Universidade do Porto.

O IPATIMUP foi um dos primeiros quatro Laboratórios Associados do Ministério da Ciência criados em Portugal e está instalado num edifício da Universidade do Porto.

O IPATIMUP tem como vocação fundamental fazer investigação de translação e pós-graduação em Oncobiologia, Medicina Molecular e Genética. Constituem também atividades fundamentais do IPATIMUP a divulgação científica com ênfase na prevenção do cancro e de outras doenças, e a prestação de serviços à comunidade nos seguintes domínios: diagnóstico anatomopatológico e seleção terapêutica de doenças cancerosas e pré-cancerosas, diagnóstico molecular, aconselhamento genético de cancro familiar e ambiental, e genética populacional e forense.

Estas atividades são realizadas por grupos de investigação compostos por docentes de diversas Faculdades da Universidade do Porto, investigadores contratados e pós-doutorados, estudantes de doutoramento, bolseiros de investigação e estagiários.

A Fundação apoiou esta instituição em 2014, ano em que se comemora o 25º aniversário do IPATIMUP, renovando o seu apoio em 2015.