Fundación LoQueDeVerdadImporta
A Fundação “Lo Que De Verdad Importa” é uma organização sem fins lucrativos sediada em Espanha cujo propósito é promover e difundir valores humanos e universais. A Fundação baseia as suas atividades principalmente em ações de educação sobre valores universais como a superação, a responsabilidade social, o respeito, a solidariedade ou a paz.
Esta Fundação foi inspirada no testemunho de Nicholas Fortsmann, um multimilionário que, doente de cancro, escreveu as suas últimas reflexões sobre as coisas que verdadeiramente lhe importavam na vida e que intitulou “What really matters” (O que verdadeiramente é importante).
A Fundação organiza desde 2007 em oito das principais cidades do país vizinho os Congressos “Lo Que De Verdad Importa”.
Estes Congressos são encontros gratuitos e abertos a toda a comunidade, em especial os jovens, destinados a proporcionar a audição de testemunhos de várias personalidades que impressionam pelas suas experiências e trajetórias de vida, fazendo a audiência refletir sobre as suas prioridades e interrogar-se sobre “o que verdadeiramente importa”.
Através do testemunho de pessoas como W William Rodríguez, sobrevivente do 11 de setembro, Jaume Sanllorente, fundador da ONG “Sonrisas de Bombay”, Bosco Gutiérrez, arquiteto sequestrado durante 9 meses, Nando Parrado, sobrevivente do acidente aéreo dos Andes, que inspirou o filme Viven! (Vivem), Jorge Font, campeão do mundo de esqui aquático adaptado, Toni Nadal, treinador de Rafa Nadal, o escritor e guionista Albert Espinosa ou o ator Pablo Pineda, primeiro licenciado universitário com Síndrome de Down, entre muitos outros, procura-se num ambiente diferente, aprazível e participativo apresentar casos reais de superação, valentia, solidariedade e humanismo. Estas histórias, contadas na primeira pessoa, servem de inspiração às novas gerações e a partir delas os assistentes podem tirar as suas próprias conclusões e aplicá-las na sua vida, tanto profissional como pessoal.
Em 2014, sob os auspícios da Fundación LoQueDeVerdadImporta, a Fundação organizou em março o seu primeiro congresso em Portugal, que decorreu no dia 14 de março no Campo Pequeno em Lisboa, com testemunhos de Bento Amaral, tetraplégico e campeão do mundo de vela adaptada, Jaume Sallorente, fundador da ONG “Sonrisas de Bombay”, Jonhson Semedo, ex-presidiário e atual treinador de futsal, e María Belón, sobrevivente do tsunami de 2004.
Em 2015 realiza-se em Portugal o 2º Congresso em Lisboa e o 1º Congresso no Porto, tendo a Fundação Manuel António da Mota patrocinado a edição do Porto.