ENCONTRAR+SE – Associação para a Promoção da Saúde Mental

A ENCONTRAR+SE é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com sede no Porto, fundada em 2006, que surge da necessidade de desenvolver soluções para as dificuldades encontradas no desenvolvimento, implementação, avaliação e investigação de respostas adequadas às exigências próprias da reabilitação psicossocial das pessoas com doença mental grave.

Dispõe de um Centro de Atendimento Integrado (CAI) onde disponibiliza serviços personalizados que respondem às necessidades de cada pessoa, no sentido de ultrapassar as suas dificuldades e, desta forma, contribuir para a aquisição de competências e promoção da autonomia e inclusão social. O Centro de Atendimento Integrado (CAI) integra um Learning Center, valência que disponibiliza programas de remediação cognitiva, um Gabinete de Integração Académica, Profissional e Ocupacional (GIAPO), sendo ainda desenvolvidas diversas actividades ocupacionais.

A ENCONTRAR+SE está ativamente envolvida na luta contra o estigma e a discriminação de pessoas afetadas pela doença mental, através do desenvolvimento e implementação da Campanha Anti-estigma / Pró Saúde Mental denominada Movimento UPA – Unidos Para Ajudar, cujo mote é “Levanta-te contra a discriminação das doenças mentais”.

Por ocasião do seu 8º aniversário, a instituição associou-se à comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental realizando um conjunto de conferências e workshops que tiveram lugar nos dias 24 e 25 de outubro de 2014 e que culminaram com a realização de um jantar de beneficência a favor da Associação.

Em 2016 e no quadro da comemoração do seu 10º aniversário, a instituição realizou no Porto entre os dias 25 e 26 de novembro, por ocasião do Dia Mundial da Saúde Mental, um ciclo de conferências que teve por objectivo permitir aos profissionais de saúde mental uma oportunidade de discutir questões centrais do seu dia a dia, promover a dignidade do tratamento em saúde mental e dar a conhecer práticas inovadoras, com a presença de oradores internacionais.

A Fundação apoiou a instituição na realização destes eventos, sublinhando assim o seu interesse e apreço por esta causa.