Cruz Vermelha Portuguesa (Braga)

A Delegação de Braga da CVP é uma das maiores e mais antigas delegações desta organização que é a maior ONG do mundo.

Em Braga a CVP desenvolve um conjunto muito alargado de valências, entre as quais uma casa de acolhimento especializado para menores estrangeiros não acompanhados situada no Prado, concelho de Vila Verde.

Tem vindo a trabalhar, desde 2020, com jovens e crianças refugiadas, ao abrigo do acordo governamental para o acolhimento de 500 menores não acompanhados oriundos dos campos de refugiados na Grécia.

Durante a sua permanência o objetivo é ajudar os jovens a aprenderem a língua portuguesa e a desenvolverem as competências necessárias para uma vida autónoma e um percurso educativo e profissional de sucesso para cada jovem e de acordo com as especificidades de cada caso, atendendo a que todos têm uma origem geográfica, níveis de escolaridade e problemas diferentes.

Para além dos equipamentos e materiais de que já dispõe a instituição identificou a necessidade de introduzir na casa material de leitura. Não só livros ou material educativo e lúdico como também revistas e jornais, por forma a possibilitar aos jovens o acesso a conteúdos não só em português como também nas suas línguas maternas. A Fundação apoiou financeiramente a aquisição destes materiais.