Centro UNESCO de Amarante
O Centro UNESCO de Amarante, estrutura criada no âmbito do Centro Cultural de Amarante, tem como objetivo promover a UNESCO e os seus programas, propagar os seus ideais através de atividades inspiradas nas atividades da Organização, contribuir para a formação cívica e democrática dos seus membros, apoiar os direitos humanos, favorecer a compreensão internacional e o diálogo entre os povos, difundir informação relativa à UNESCO junto do público, a nível local.
Em 2020, na sua 1ª edição, o Centro UNESCO de Amarante venceu, ex-aequo, a 1ª edição do Prémio Fundação Manuel António da Mota para Clubes UNESCO com o seu projeto “Plataforma digital da Rede Portuguesa de Clubes UNESCO” , tendo-lhe sido atribuído um prémio de 2.500 euros.
Na sua 2ª edição, em 2022, sagraram-se vencedores ex-aequo, os clubes UNESCO “Mobilidade Intercultural” de Guimarães com o seu projeto “Férias na Casa – V.O.A.R – Valorizar, Oferecer, Aprender e Receber, dinamizando duas semanas de férias a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, e “A Casa ao Lado” de Vila Nova de Famalicão com o seu projeto “TEAR – Territórios Artísticos”, primeiro festival de arte pública comunitária. O valor dp prémio atribuído foi de 2500 euros a cada Clube.
Em 2025, este prémio, no valor de 5.000€, foi entregue ao “Clube para a Salvaguarda do Teatro em Línguas Minoritárias”, instituição de Barcelos que organiza anualmente um encontro internacional de peças de teatro em línguas minoritárias, tendo em vista preservar as línguas ameaçadas de extinção ou cuja continuidade se encontra comprometida.
«saiba+ em CENTRO UNESCO AMARANTE