Centro Social e Paroquial da Sobreposta

Fundada em 1992 esta IPSS do concelho de Braga iniciou com Serviço de Apoio Domiciliário, na Residência Paroquial de Sobreposta, servindo utentes das freguesias de Espinho, Sobreposta e Pedralva.
Em 2002, foi inaugurado o edifício sede e deu inicio ao lar de idosos, Centro de Dia e o CATL para 50 crianças do 1º ciclo, mantendo-se o SAD para 30 utentes.
Em 2011 o lar de idosos sofreu obras de ampliação e em 2014 nasceu a Creche da Instituição num edifício à parte situado na freguesia de Espinho. A instituição apoia também utentes de outras freguesias.

Uma das iniciativas da associação é o programa “Sensorialmente – Cuidados Integrados” focado no binómio saúde física e mental, tendo como principal foco a promoção da qualidade de vida da pessoa numa perspetiva global.

Em cooperação com a BiRD Lab (Biomedical Robotic Devices) da Universidade do Minho, a instituição participa em projetos de investigação científica na área geriátrica. O projeto “Viv’arte” agrega as freguesias mais isoladas do município de Braga, tendo por isso o SensorialArte o objetivo de enfatizar uma cobertura geográfica local e transversal por via de uma abordagem inclusiva e integrada que leva em conta as especificidades locais e as barreiras existentes.
O objetivo passa por criar um projeto acessível e relevante para os idosos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dessa faixa populacional, envolvendo a comunidade.

O Viv`arte é um atelier de artes plásticas, música e teatro, cujo objetivo é estimular a criatividade artística em diversas áreas e faixas etárias, com uma equipa de profissionais especializados para ministrar sessões e workshops.
Este projeto de intervenção-ação tem como finalidade estimular e otimizar o individuo no que diz respeito às suas competências emocionais e sensoriais.
A Fundação associou-se a este inovador e importante projeto financiando o início da sua execução.

» Saiba mais sobre o trabalho desta instituição AQUI