Centro Educativo de Santo António (CESA)

O Centro Educativo de Santo António (CESA), na cidade do Porto, é um estabelecimento orgânico e hierarquicamente dependente da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Destina-se a jovens do género masculino dos 12 aos 21 anos, que, por decisão dos Tribunais de Família e Menores, aí executam medidas tutelares de internamento.

O cumprimento da medida de internamento visa proporcionar ao jovem, por via do afastamento temporário do seu meio habitual e da utilização de programas e métodos pedagógicos, a interiorização de valores conformes ao direito e a aquisição de recursos que lhe permitam, no futuro, conduzir a sua vida de modo social e juridicamente responsável.

O jovem mantém todos os direitos pessoais e sociais, cujo exercício não seja incompatível com a execução da medida aplicada.

Correspondendo a uma solicitação que lhe foi dirigida pela Direção do Centro, a Fundação doou à instituição a verba necessária à aquisição de uma prenda de Natal a oferecer aos 15 jovens acolhidos no Centro, procurando assim proporcionar-lhes uma quadra festiva mais feliz.