Casa de Angola em Coimbra
A Casa de Angola em Coimbra ONGD é uma associação sem fins lucrativos constituída em 1996 e que tem como objeto social principal o apoio à integração de cidadãos angolanos, proteção e promoção dos direitos humanos, assistência humanitária e promoção da cultura angolana.
Durante os primeiros anos da sua atividade o papel da Casa foi crucial nas negociações empreendidas com a Universidade de Coimbra sensibilizando-a para com os estudantes angolanos, pois muitos deles encontravam-se completamente desamparados e desprotegidos. Foi desta forma que muitos foram integrados e aceites nas residências universitárias e lhes foram concedidas as refeições diárias nas cantinas universitárias.
A Casa teve também, desde sempre, outras preocupações, particularmente as relacionadas com a integração dos estudantes angolanos, enquanto atores principais na realização de actividades culturais: exposições de pintura e artesanato, mostras de música e dança, mostras gastronómicas, entre muitas outras.
Hoje o papel da Casa de Angola junto dos angolanos é o de melhorar as relações interpessoais, não deixar que a comunidade viva para si mesma, mas interaja com as demais e participe activamente nas inúmeras iniciativas culturais, formativas e informativas, quer as organizadas pela Casa de Angola em Coimbra, quer as organizadas por outras entidades.
A Fundação Manuel António da Mota apoiou, em 2015, as atividades da Casa, apostada em contribuir para a plena integração dos angolanos que estudam em Portugal.
»saiba + em CASA ANGOLA COIMBRA
