Cáritas Portuguesa
A Cáritas Portuguesa é uma das maiores organizações não governamentais a operar em Portugal na dependência da Igreja Católica.
A Cáritas Portuguesa tem como missão o desenvolvimento humano e a defesa do bem comum, através da animação da pastoral social, intervindo em ordem à transformação social, fomentando a partilha de bens e a assistência, em situações de calamidade e emergência.
A rede nacional da Cáritas é constituída por vinte Cáritas Diocesanas e por diversos grupos locais que actuam em proximidade, com a colaboração de profissionais e voluntários.
A convite do Papa Francisco, cerca de 6.000 pessoas de toda a Europa participam em novembro de 2016, em Roma, no Festival Europeu da Alegria e da Misericórdia.
Esta iniciativa consiste num retiro de três dias, onde 4.000 pessoas em situação de exclusão e 2.000 acompanhantes que diariamente a elas se dedicam, têm a oportunidade de, juntos, terem uma experiência única nas suas vidas, que acreditam poder servir como alavanca para tornar o seu processo de reinserção mais célere, transmitindo-lhes esperança numa vida melhor.
De Portugal, a Cáritas, juntamente com outras organizações da sociedade civil de todo o país, pretendeu levar um grupo de 200 pessoas, experiência esta que acarreta custos para as instituições que, na sua maioria, não conseguem suportar os valores necessários.
Atendendo à importância da Cáritas no contexto nacional e ao carácter meritório e transformador desta iniciativa, a Fundação apoiou a deslocação a Roma de um grupo de participantes portugueses.