Associação Sócio-Terapêutica de Almeida [ASTA]

A ASTA – Associação Sócio-Terapêutica de Almeida é uma IPSS do concelho de Almeida, tendo-se sagrado como grande vencedora da 1ª edição do Prémio Manuel António da Mota.

Inscreve na sua missão oferecer às pessoas necessitadas de cuidados especiais, essencialmente jovens a partir dos 15-16 anos com deficiência mental e multideficiência, uma alternativa de vida válida e plena de sentido, contribuindo para a integração social, humana e económica dessas pessoas e esforçando-se por criar com elas condições de vida dignas.

Para além de um conjunto edificado que engloba oficinas ocupacionais, uma unidade residencial, campo de jogos e piscina terapêutica, a ASTA reconstruiu várias casas na aldeia da Cabreira, concelho de Almeida, visando a autonomização e a independência das pessoas que acolhe e suas famílias, contribuindo ao mesmo tempo para a revitalização do mundo rural.

A Fundação apoiou a ASTA, em 2013, permitindo-lhe levar a cabo mais um projeto, “Atelier 3 Ofícios”, que enriquecerá a dinâmica terapêutica deste grupo, além de contribuir para um maior dinamismo da aldeia e do espaço rural em que está inserida.

A Fundação apoiou ainda em 2014 a iniciativa “Semana Europeia da Paisagem” promovida por esta Associação.