Reklusa

A Associação Projeto Reclusa, fundada em Lisboa, em 2010, foi criada com o intuito de ajudar na reconstrução da vida da população reclusa e ex-reclusa, apoiando a sua reinserção e reintegração socioprofissional.

A instituição tem como principal fonte de receita a venda de artigos de marroquinaria produzidos pelas reclusas dos estabelecimentos prisionais de Tires e Carregueira. A matéria-prima provém de donativos de fábricas, ajudando as reclusas, através do pagamento do seu trabalho, a reconstruirem as suas vidas e a preparem a sua reintegração social e laboral uma vez reconquistada a liberdade.

Inicialmente instalada na LX Factory em Lisboa, a instituição viu-lhe ser outorgada pela Câmara Municipal de Lisboa a cedência de um novo espaço que recuperou para aí exercer em definitivo a sua atividade e que servie de ponto de venda dos artigos comercializados.

A Fundação Manuel António da Mota apoiou esta instituição permitindo, numa primeira fase, a aquisição de mais equipamentos que viabilizassem m a criação de novos postos de trabalho na sua Sede, em Lisboa, e a expansão deste projeto para o Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos e, numa segunda fase, ajudando na plena implementação do plano de rebranding operado pela associação, de que são prioridades a remodelação do espaço comercial/loja sede, o investimento na nova coleção e a aquisição de um stand próprio para comercialização temporária dos seus produtos nos centros comerciais.