Associação Portuguesa do Síndrome de Asperger

A APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger é uma instituição particular de solidariedade social fundada em Lisboa a 7 de Novembro de 2003. Tem por missão promover o apoio e a integração social das pessoas com Síndrome de Asperger favorecendo as condições para uma vida autónoma e mais digna.

A Síndrome de Asperger é uma perturbação neurocomportamental de base genética, podendo ser definida como uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações sobretudo na interacção social, na comunicação e no comportamento. Calcula-se que em Portugal existam cerca de 40.000 portadores de Síndrome de Asperger afetando maioritariamente os jovens do sexo masculino.

O Clube do Stress, grupo que se dedica a participar em provas de atletismo juntando à vertente lúdica e desportiva a vertente de solidariedade e beneficência sob o lema “Correr por quem não pode”, organizou a 3ª edição da Ultramaratona das Linhas de Torres que decorreu no dia 9 de maio de 2015, revertendo o valor das inscrições a favor da APSA.

A Fundação efetuou um donativo a favor da APSA, patrocinando as inscrições de um grupo de colaboradores da Mota-Engil que se associou ao Clube do Stress nesta causa solidária.