Associação Nomeiodonada

A Associação Nomeiodonada é uma IPSS sediada em Matosinhos e que tem como objetivo prestar serviços de apoio de natureza moral e material a pessoas e grupos que deles careçam, nomeadamente a pais e familiares com vivências em cuidados intensivos neonatais e pediátricos, promovendo o seu equilíbrio biopsicosocial e familiar.

Com a construção do seu espaço denominado “Kastelo”, num imóvel em São Mamede de Infesta cedido pelo Centro Hospitalar do Porto, a instituição construiu e dirige desde 2016 uma Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos para crianças até aos 18 anos.

Trata-se de um projeto pioneiro em Portugal, que engloba todas as crianças com patologia crónica, cujos cuidados e tratamento não encontram resposta no serviço nacional de saúde.

Visando dotar as instalações do “Kastelo” de novos equipamentos médicos e lúdicos para as crianças acolhidas a associação desenvolveu o projeto “70 Mecenas no Kastelo”, um evento de angariação de fundos que, através de um jantar realizado no dia 21 de abril de 2018 no Terminal de Cruzeiros de Leixões, com o apoio de parceiros, pretende reunir pessoas, empresas e organizações em torno de um objetivo único: angariar 70 mil euros para tornar o “Kastelo” um espaço ainda mais adaptado às necessidades das suas crianças.

A Fundação, que já havia distinguido a instituição na 6ª edição do Prémio Manuel António da Mota, associou-se a esta iniciativa patrocinando a aquisição de uma mesa. 
Em 2021, a Fundação renovou o seu apoio à instituição tendo em vista a construção no exterior das suas instalações de um espaço destinado às crianças que frequentam a sua unidade ambulatória pediátrica.