Associação Nomeiodonada
A Associação Nomeiodonada é uma IPSS sediada em Matosinhos e que tem como objetivo prestar serviços de apoio de natureza moral e material a pessoas e grupos que deles careçam, nomeadamente a pais e familiares com vivências em cuidados intensivos neonatais e pediátricos, promovendo o seu equilíbrio biopsicossocial e familiar.
Com a construção do seu espaço denominado “Kastelo”, num imóvel em São Mamede de Infesta cedido pelo Centro Hospitalar do Porto, a instituição construiu e dirige desde 2016 uma Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos para crianças até aos 18 anos. Trata-se de um projeto pioneiro em Portugal, que engloba todas as crianças com patologia crónica, cujos cuidados e tratamento não encontram resposta no serviço nacional de saúde.
Visando dotar as instalações do “Kastelo” de novos equipamentos médicos e lúdicos para as crianças acolhidas a associação desenvolveu o projeto “70 Mecenas no Kastelo”, um evento de angariação de fundos que, através de um jantar realizado em abril de 2018 no Terminal de Cruzeiros de Leixões, com o apoio de parceiros, pretendeu reunir pessoas, empresas e organizações com o objetivo único de angariar 70 mil euros para tornar o “Kastelo” um espaço ainda mais adaptado às necessidades das suas crianças. A Fundação Manuel António da Mota associou-se a esta iniciativa patrocinando a aquisição de uma mesa.
Em 2021, a Fundação Manuel António da Mota volta a apoiar a instituição tendo em vista a construção no exterior das suas instalações de um espaço destinado às crianças que frequentam a sua unidade ambulatória pediátrica.
Em 2023 a Fundação renovou, por duas vezes o seu apoio à instituição, no primeiro caso com o intuito de conferir à sua atividade maior estabilidade financeira e a possibilidade de desenvolver mais eficazmente a sua missão, e, no segundo, com o intuito de apoiar um projeto novo que está já em execução e que consiste na remodelação de uma tenda de lazer para as crianças no exterior das suas instalações e que foi danificada por uma intempérie nos últimos meses de 2022.
» saiba + em ASSOCIAÇÃO NO MEIO DO NADA
