Associação Cultural e Artística de Guimarães – Laboratório das Artes

O projeto Laboratório das Artes surgiu como grupo informal de artistas e teve início em 2001 após a intervenção artística numa loja comercial na Rua S. António em Guimarães.

De 2001 a 2005 desenvolveu exposições, performances, música e mostras de cinema experimental no espaço, contabilizando cerca de duas centena de artistas das diversas áreas, tornando este projeto interdisciplinar.

Em 2004 dá-se a abertura do Laboratório das Artes no seu espaço definitivo. Em Novembro de 2007 cria o Projeto Fábrica, numa antiga fábrica de curtumes. Este projeto reuniu uma exposição – IMPORT/ EXPORT – com 19 artistas nacionais, criando obras especificamente para o espaço. Em outubro de 2008 inaugura o último projeto. INFORMAL, assim se chamou, foi um projeto que reuniu 17 artistas e ocupou vários espaços institucionais de Guimarães.

Na comemoração do seu 10º aniversário, o Laboratório das Artes apresentou no Centro Cultura Vila Flor, em Guimarães, o projeto “Território de Trabalho”.

“Território de Trabalho” consistiu na apresentação do livro “Laboratório das Artes 10 anos” e na realização de uma exposição com obras de artistas que de certa forma fazem uma referência ao percurso programático da Associação.

Partilhando os objetivos do Laboratório em proporcionar aos artistas condições para a experimentação, inovação e desenvolvimento de novas linguagens plásticas/visuais ao longo dos últimos 10 anos, a Fundação patrocinou a edição do livro “Laboratório das Artes 10 anos”.