Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara

O Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara (Fânzeres-Gondomar) engloba um conjunto de escolas até ao 3º ciclo do ensino básico, sendo frequentado por mais de 1.000 alunos.

É considerado desde 2006 um TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária), estando inserido num tecido social e cultural fragilizado, com problemáticas e especificidades que se refletem na sua população escolar.

De modo a incentivar os hábitos de leitura e de escrita criativa e a criação artística, a Direção do Agrupamento decidiu organizar em 2021 um Concurso de Literatura e Artes Plásticas que visava, entre outras finalidades, melhorar a literacia ambiental e científica da comunidade educativa, desenvolver o gosto pela leitura, pela escrita e pelas artes plásticas, promover a criação artística (literatura e artes plásticas), incentivar a criatividade e o sentido estético e fomentar a articulação curricular.

A Fundação, acolhendo favoravelmente o pedido que lhe foi dirigido pelos responsáveis do Agrupamento, patrocinou esta iniciativa em 2021. Essa iniciativa culminou na oferta de centenas de livros aos alunos premiados e na edição do livro “Descobrir o Jardim da Escola”, um projeto de inovação e articulação curricular.

Em 2022 o Agrupamento dirigiu à Fundação novo pedido de apoio para realizar a 2ª edição do Concurso de Literatura e Artes Plásticas, o qual viria a ser novamente acolhido.