Agrupamento de Escolas de Amarante

O Agrupamento de Escolas de Amarante é constituído por 17 escolas no concelho de Amarante, englobando desde o jardim-de-infância até ao 9º ano de escolaridade e contemplando por isso todos os alunos existentes no concelho até ao 9º ano.

O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar assenta no princípio de que são as escolas, em articulação com as comunidades educativas, quem melhor conhece os seus contextos, sendo, por isso, quem está melhor preparado para desenvolver operações com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos alunos.

O Agrupamento de Escolas de Amarante apresentou, a este propósito, cinco medidas, privilegiando os anos iniciais de ciclo e incidindo na melhoria do trabalho em sala de aula, assentes em dinâmicas de trabalho colaborativo e, que implicam alterações ás metodologias e espaços de aprendizagem.

Neste sentido, o Agrupamento apresentou e viu aprovado o seu projeto designado “Ambiente Educativo Inovador” a desenvolver na Escola Básica do Marão, situada na localidade de Várzea, num território rural e maioritariamente serrano.

O projeto insere-se na “Medida 2 – Inovação na sala de aula com tecnologia”, do Plano de Ação Estratégica que o Agrupamento de Escolas de Amarante, submeteu à Estrutura de Missão para a Promoção do Sucesso Escolar, criada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 23/2016, de 24 de março, contando com financiamento público para a sua execução, com exceção da componente de infraestruturas, isto é, obras de renovação da sala, indispensáveis para a concretização dos seus objetivos.

Confrontada com o pedido de apoio que lhe foi dirigido pelo Agrupamento para suportar esta componente do projeto, a Fundação acolheu esta pretensão, apostada que está em promover a inovação e o sucesso educativos nas escolas portuguesas.