Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário de Tavira

O Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa encontra-se entre os maiores do país desta organização internacional, tendo ficado em 2º lugar na edição de 2022 do Prémio Manuel António da Mota com o seu projeto Info.Cuidador.

Trata-se de um projeto de apoio à distância de cuidadores informais, com recurso a videochamada e que funciona 24 horas por dia.

Aquando da candidatura ao Prémio abrangia 3 concelhos algarvios. Em 2025 o projeto abrangia já 7 concelhos do Algarve, tendo como beneficiários 200 cuidadores informais, e foi objeto de uma candidatura à Estrutura de Missão Portugal Inovação Social 2030 (EMPIS) através de uma Parceria para a Inovação Social, parcialmente aprovada envolvendo uma redução do orçamento apresentado.

A pedido da instituição e tendo em vista suprir as necessidades de financiamento não cobertas pelo financiamento público nem pelos investidores sociais, em particular as câmaras municipais onde se encontram os beneficiários, a Fundação Manuel Antonio da Mota financiou este projeto em 2026.

»saiba mais sobre a CVP Tavira