Associação Bosque dos Avós (ABA)

A Associação Bosque dos Avós (ABA), é uma associação de defesa do ambiente com sede em Amarante e tem por lema plantar ou apadrinhar uma ou mais árvores com o nome dos netos, num terreno baldio de 3,5 hectares que dispõe em Aboadela na serra do Marão, e que lhe foi cedido pela comissão de gestão local.

No início de 2023 dispunham já de 1.800 árvores plantadas de várias espécies em 2 hectares de terreno, procurando operar a reflorestação da área que lhes foi atribuída e contribuir assim para melhorar o desempenho ambiental do território, sensibilizar a comunidade para a importância do coberto florestal e da sua gestão sustentável, enquanto fonte de riqueza e de resistência aos fogos florestais que fustigam ciclicamente o interior do território nacional. Paralelamente, a associação construiu outras infraestruturas no local em apreço, como sejam uma edificação em madeira, mesas e cadeiras para a realização de refeições, trilhos pedestres e uma levada de água, viabilizando assim uma oferta de turismo de natureza importante para o desenvolvimento local.

A associação pretende expandir a área florestada plantando mais 1.700 árvores, dirigindo à Fundação Manuel António da Mota um pedido de apoio nesse sentido. A Fundação apoiou financeiramente a associação neste esforço, disponibilizando ainda a mobilização de voluntários para a sua realização.